Balanço de 2018

O final do ano é, por tradição, a altura de fazer balanços.

Assim como o dia de Ano Novo é o momento de dar a partida para mais uma jornada de 365 dias…e começar a concretizar planos. Já lá vamos!

2018 foi o início de uma nova vida. A disponibilidade de tempo foi o catalizador de um sonho antigo: viajar de moto!

Por isso, não houve muito tempo de espera – e ainda nem sequer estava nos planos fazer algo parecido com um blogue – e logo em Janeiro, um passeio por Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço.

Mais tarde, em Fevereiro com os companheiros que me iriam acompanhar na maioria dos passeios, reunimos para um cafézinho matinal em Arruda dos Vinhos. Foi o arranque do projecto EN2.

Março foi um mês calmo. Algumas voltas pelos arredores lisboetas mas sem significado particular. O planeamento da EN2 ocupava as mentes…

Abril: Estrada Nacional 2 de 21 a 25! O projecto do ano e aquele que mais nos marcou. (ler aqui) (e aqui)

A ressaca da epopeia não durou muito. Em Maio, dia de aniversário ideal para uma volta pelas praias da zona de Sintra, com destaque para as Azenhas do Mar, uma passagem pelo Cabo da Roca (pejado de turistas chineses com atracção pelo abismo…) e umas curvas na Lagoa Azul para abrir o apetite para o almoço. (ler aqui)

Poucos dias depois, a BMW Riding Experience, no Autódromo do Estoril, proporcionou mais uns excelentes momentos de convivío e a oportunidade de experimentar mais uns modelos da marca alemã.

Ainda em Maio, e antes que o mês terminasse, mais uma volta pelas praias do Oeste. Com passagem em Arruda, Sobral, Torres Vedras. Depois Ericeira e por aí abaixo.

Em Junho, o destaque para a minha volta favorita: Arrábida!

Ainda em Junho, oportunidade para realizar uma experiência inédita: um teste comparativo entre a acabadinha de chegar PCX e a sua principal rival, a Yamaha N-Max. O mundo das scooters também por aqui passou. (ler aqui)

Julho, mês importante!

O grupo dos passeios alargou-se e as começaram a ter um carácter mais regular. Começou também a germinar a ideia de partilhar estes passeios … o blogue vinha lá ao fundo…

A volta percorreu as estradas da Serra de Montejunto, com visita ao topo da Serra e à Real Fábrica de Gelo. Depois um almoço no Bombarral e regresso pela N8 e um troço bem revirado no Gradil. (ler aqui)

Depois de visitado o Montejunto, em Agosto subimos um pouco mais para norte. O destino: Serra dos Candeeiros. Viagem interessantíssima, com mais companheiros e o privilégio de um guia conhecedor da zona. Salinas de Rio Maior, Porto de Mós, Fórnea, Polje de Minde e as características geológicas desta serra forneceram o conteúdo para uma belíssima jornada. (ler aqui)

E chegávamos a Setembro! Na primeira quinzena, o arranque (tímido) deste blogue!

Com uma filosofia dominante: privilegiar os passeios que podemos dar ao pé de casa, num dia ou dois, sem complicações de logística nem embaraços financeiros… Ao fim ao cabo, como o nome indica, basta virar a esquina! Mas não descurando projectos e realizações mais ambiciosas, obviamente!

Para começo, a recordação de um passeio fabuloso, pelas peripécias mas, acima de tudo, pelo conteúdo: percorremos de enfiada as 15 travessias do percurso do Rio Tejo em território nacional (13 pontes e 2 barragens). Inesquecível! (ler aqui)

Ainda em Setembro, mais uma X’Periência muito interessante: um curso de condução defensiva promovido pela Honda na EPH – Escola de Pilotagem Honda. (ler aqui)

O mês terminou com uma visita ao Setúbal Custom Weekend seguido de mais uma volta pelas estradas da Arrábida. Desfrutar de curvas numa paisagem espectacular é imperdível.

Chegava Outubro e logo no início, o 2º projecto do ano: Serra da Estrela!

De caminho, a oportunidade para percorrer a EN118, do Montijo a Alpalhão. Estrada que atravessa o País transversalmente, cruza a EN2 no Rossio ao Sul do Tejo e antigamente muito relevante para quem se deslocava para o Alto Alentejo ou Beira Baixa, bem como para a economia local. Destaque para a lezíria do Tejo, Tramagal e Abrantes, ou a beleza do Castelo de Almourol ou da Praia do Alamal. (ler aqui)

Logo de seguida, dois dias de sobe e desce serrano. Montanha à portuguesa na mais alta serra do Continente. A subida à Torre, a descida pelo Vale Glaciar para Manteigas, as Penhas da Saúde ou as Penhas Douradas e o Valo do Rossim, o Covão d’Ametade ou o Adamastor foram um deleite de condução e para os olhos. Sem esquecer já no regresso, em Ródão, o castelo amaldiçoado do rei Vamba! (ler aqui)

Mas o inesquecível pôr do sol na Torre foi o ponto alto (pela beleza e não pela altitude)!

E o mês de Outubro não acabou sem uma surpresa bem agradável. A Go Moto Travel publicou nas suas páginas (digitais) a descrição do nosso passeio pela Serra de Montejunto! (ler aqui)

Novembro não foi um mês simpático para as voltas de moto. Ainda assim, numa manhã algo húmida e com uns pingos de chuva, oportunidade para voltar a Sintra e à zona do Guincho.

Já no final do mês, a realização de um sonho: conduzir uma Honda Goldwing….e sonhar com voos longínquos! (ler aqui)

Chega Dezembro! E nada como acabar o ano em beleza.

Olivença foi o destino! Pelo caminho desfrutar da beleza das fortificações de Evoramonte e Juromenha. Um passeio pela História de Portugal. e a oportunidade de testemunhar a herança portuguesa na “nossa” Olivença. (ler aqui)

O ano de viagens terminava em beleza!

Mas antes de fazer o balanço, aproveitar para uma brincadeira feita oferta: o Calendário 2019 do Viagens ao Virar da Esquina! (aqui)

E para garantir que o novo ano começa de “cara lavada” nada como refazer todo o Blogue. Novo visual, nova organização, mais conteúdos, melhor navegabilidade!

FELIZ ANO NOVO!

Que venha 2019 e com ele muitos projectos concretizados, muitos passeios estrada fora e muita saúde que o permita.

E muitas VIAGENS AO VIRAR DA ESQUINA…pois claro!

Anúncios

2 opiniões sobre “Balanço de 2018”

  1. Um grande ano de passeios que preencheram o calendário de prazer de viajar de mota, desfrutando do nosso maravilhoso país. Um obrigado especial ao Henrique pela dedicação.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s