Uma moto superlativa

A oportunidade surgiu! Não escapou: conduzi, em breve experiência, a magnífica KTM 1290 Sports Adventure

KTM 1290 SUPER ADVENTURE – BREVE EXPERIÊNCIA

Talvez por velha deformação profissional, sou bastante sensível a acções promocionais quando são simples, sem “ses” e sem pressões.

A Caismotor, concessionário lisboeta da KTM (entre outras marcas), lançou uma acção com estas características. Durante esta semana, mediante inscrição prévia (que se justifica para evitar aglomerações e para poder disponibilizar tempo suficiente para quem testa), as motos aí estão. Simples e eficaz.

Não tenho o hábito de frequentar os test-drives porque normalmente os tempos são reduzidos e o objectivo é estritamente comercial (o que não tem qualquer mal, porque o objectivo é mesmo potenciar a venda de motos).

Por outro lado, o meu intuito é poder partilhar uma experiência (o que não se compadece com uma voltinha ao quarteirão) e não efectuar uma compra. Ou seja, os objectivos são diferentes, portanto faz pouco sentido. Até por uma questão de respeito para quem vive deste negócio….

Desta feita, fui. Nunca tinha conduzido uma KTM e valia a pena tentar a experiência. Pude andar com a moto durante quase 1 hora, fiz cerca de 40km que, sendo poucos, foram suficientes para ter uma primeira impressão.

20210427_102733.jpg_7.27_jpg

Alguém disse uma vez que “não há segunda oportunidade para uma boa primeira impressão!”. A KTM não desperdiçou a oportunidade. Pelo contrário. Como digo em título, esta é uma moto superlativa.

PRIMEIRAS (E ÚNICAS) IMPRESSÕES

20210427_102330.jpg_8.30_jpg

-Ergonomia e electrónica:

Sentei-me na moto e senti-me a gosto. Estava tudo no sítio certo.

20210427_102626.jpg_8.48_jpg

O ecrã TFT tem excelente visibilidade e o comando no punho esquerdo para navegar nas múltiplas opções de configuração da moto é de fácil utilização. Permite que mudemos o modo de condução (Sport, Street, Rain, Off-Road) em andamento tal como a sensibilidade da suspensão (Confort, Sport, Off-Road). Também a pré-carga, o ABS e muitos outros parâmetros são facilmente acessíveis graças à excelente leitura e navegabilidade.

20210427_102632.jpg_7.22_jpg

A chave vai no bolso e o vidro é regulável em altura.

20210427_102739.jpg_7.13_jpg

O formato do assento é excelente. Já o mesmo não direi da sua dureza (foi-me referido que não é defeito mas sim feitio…até porque a marca disponibiliza o upgrade para assento em gel). Em viagem, poderá tornar-se algo incómodo mas com a regulação da suspensão no modo Confort…isso chegará quando já formos bem longe…

20210427_102515.jpg_9.39_jpg

Chego com os dois pés ao chão e a manobrabilidade é boa…o que é relevante porque o aspecto da moto é imponente.

20210427_102501.jpg_9.42_jpg

-Motor, suspensões e comportamento:

O motor tem 160 cavalos. É óbvio que tal cavalaria impõe algum respeito. Mas basta começarmos a rodar punho para sentirmos que a moto inspira confiança, sem reacções inesperadas e com a progressividade suficiente para que alguém inexperiente com ela, como era o meu caso, possa rodar normalmente e sem qualquer stress desde o início.

20210427_102532.jpg_7.80_jpg20210427_102544.jpg_8.23_jpg

Comecei nos modos mais “civilizados” – Street e Confort – para me ambientar. E rapidamente (o tempo também era escasso) evoluí para experimentar os outros. Fazem o que deles se espera.

20210427_102552.jpg_8.25_jpg

O Sport introduz um comportamento mais agressivo (mas civilizado) e no Offroad (que não experimentei no seu habitat natural) sente-se a primazia dada à passagem do binário para o terreno (que também não é o meu favorito…).

20210427_102556.jpg_8.01_jpg

Não testei o Rain. Não choveu…felizmente! Mas acredito que a redução de potência (baixa para 100cv) e os outros ajustes sejam mais do que suficientes para que a condução continue a fazer-se em total segurança.

20210427_102610.jpg_8.26_jpg

20210427_102615.jpg_8.46_jpg

O motor é redondo, sente-se que respira bem. Quando vamos a conduzir, a banda sonora não é muito interessante. Curiosamente, depois, ao ver passá-la, achei que afinal tinha uma boa sonoridade. O que acredito seja deliberado: é soft e não se torna incomodativo para piloto e pendura mas para quem ouve de fora, marca a sua presença. Bem visto!

20210427_102722.jpg_9.15_jpg

Estética:

A moto é muito bonita, o esquema cromático fá-la destacar-se com bom gosto. Linhas equilibradas e uma percepção muito grande de qualidade. Não vemos fios avulsos. Tudo parece estar no sítio certo.

20210427_102437.jpg_8.88_jpg

Até que chegamos à “cara da moto”.

20210427_102501.jpg_9.42_jpg

A frente da carenagem é original, inconfundível e nada consensual. Sinceramente…eu não gosto.

20210427_102646.jpg_7.51_jpg

Mas o gosto é algo que apenas diz respeito a cada um. E cada qual tem o seu. Portanto aceito que me digam: “é espectacular”.

Até porque uma marca como a KTM não brinca em serviço. E o design é, para as grandes marcas (e para as pequenas…) algo muito ponderado, profundamente estudado e que merece toda a atenção. Acredito que esses estudos tenham indicado o acerto deste caminho – que é o de uma identidade de marca – e portanto…. É o meu gosto pessoal, e só!

20210427_102709.jpg_8.24_jpg

CONCLUSÃO

A KTM deixou-me uma excelente primeira impressão. A segunda oportunidade poderá servir para confirmar o que atrás refiro e perceber melhor todas as muitas cambiantes que esta moto permite. Quiçá mesmo ver se será, como penso que sim, uma excelente companhia em viagem.

20210427_102658.jpg_9.01_jpg

E aí está o filme desta experiência Uma moto superlativa !

Como disse no início, é mesmo uma moto superlativa!

A última palavra é para a CAISMOTOR.

Simpáticos, disponíveis e um acolhimento atento.

Principalmente, ficou uma porta aberta para o futuro. Também não desperdiçaram a primeira oportunidade para deixar uma óptima impressão.

Muito obrigado!

Um pensamento em “Uma moto superlativa”

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create your website with WordPress.com
Iniciar
%d bloggers like this: